O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou nesta segunda-feira (21) de uma missa em memória do Papa Francisco. A cerimônia foirealizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico da capital baiana. O pontífice faleceu nesta madrugada, aos 88 anos, em decorrência de um AVC, seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível.
“Francisco foi um exemplo para todos nós de fé, de humildade e de defesa dos mais pobres. Ele, com o seu jeito simples, deixou um legado de luta pela paz e de respeito às diferenças. Um papa que fortaleceu ainda mais a Igreja Católica e que, sem sombra de dúvidas, é um orgulho para todos nós, latino-americanos”, afirmou Bruno, lembrando que Francisco foi o primeiro papa da história nascido na América Latina.
O prefeito destacou que a missa em sufrágio ocorre na Catedral Basílica, a primeira igreja de Salvador, cidade que é a primeira sede da Igreja Católica no Brasil. “Hoje, aqui na Catedral, vamos render as nossas últimas homenagens ao Papa Francisco. E eu, como um homem de muita fé, um homem cristão, fiz questão de estar aqui presente para rezar por ele”, disse Bruno antes da missa.
O ato litúrgico foi presidido pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil. O líder religioso tinha uma relação próxima com o Papa Francisco e ocupava o G9, conselho de nove cardeais que assessoravam diretamente o pontífice. A missa em sufrágio reuniu bispos, padres e lideranças da Igreja Católica de toda a capital baiana e da Região Metropolitana, além de centenas de fiéis que lotaram a Catedral.
“Hoje, o nosso Arcebispo, Cardeal Dom Sergio, que é um dos cardeais que vai representar o Brasil no conclave, realiza essa homenagem para que possamos rezar pelo Papa. Para agradecer a Francisco pelo trabalho que ele realizou à frente da Igreja. Um pontífice de muito carisma e que liderou pelo exemplo. Um papa que marcou a história e que merece o reconhecimento de todos os homens e mulheres de fé”, completou Bruno Reis.
O prefeito foi à missa acompanhado da primeira-dama de Salvador, Rebeca Cardoso. Também estiveram presentes a vice-prefeita da capital baiana, Ana Paula Matos, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades do município e do estado.
Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, na Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936, foi o primeiro papa latino-americano e marcou a Igreja Católica pela sua liderança progressista e humanitária. Ele era pontífice desde 2013, após a renúncia do papa emérito Bento XVI. Antes, havia sido arcebispo de Buenos Aires e foi ordenado como cardeal pelo papa João Paulo II em 2001.