Obras do VLT de Salvador avançam e linha de teste é prevista até dezembro

Obras do VLT de Salvador avançam e linha de teste é prevista até dezembro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Matheus Landim/GOVBA

Publicado em 21/04/2025 às 13:35 / Leia em 2 minutos

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador alcançaram 18% de execução no Trecho 1, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João. O avanço foi verificado nesta segunda-feira (21), durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente.

O governador destacou o ritmo acelerado da implantação do novo modal e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a entrega das primeiras etapas do projeto. “Este é um recurso proveniente de uma parceria com o governo federal, com investimentos tanto do PAC quanto do governo do presidente Lula. Estou visitando este trecho, o Lote 1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também. Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote primeiro”, afirmou Jerônimo.

Segundo Lafuente, já foram instalados 1,6 km de via permanente, um feito inédito em menos de nove meses no contexto ferroviário brasileiro. A meta da CTB é contar com uma linha de teste entre 2 km e 4 km até dezembro de 2025, permitindo a circulação dos trens em fase experimental.

Governador fez visita técnica às obras na Calçada | Foto: Matheus Landim/GOVBA

O VLT terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, cobrindo 36 km de extensão com 34 paradas. O investimento total no sistema é de aproximadamente R$ 5 bilhões.

Três trechos em execução simultânea

O projeto está dividido em três trechos, cada um sob responsabilidade de um consórcio, o que possibilita o avanço simultâneo das obras. O Trecho 1 (Calçada – Ilha de São João) tem 16,7 km de extensão, 17 paradas e a Estação Calçada e é conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.

O Trecho 2 (Paripe – Águas Claras) terá 9,2 km de extensão, 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL), sob responsabilidade do Consórcio VLT Lote 2. Já o Trecho 3 (Águas Claras – Piatã) terá 10,5 km de extensão, 9 paradas e integração ao SMSL no Bairro da Paz, com execução do Consórcio Bahia Atlântico.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia