Clube de Leitura LGBTI+ promove encontros gratuitos no Museu de Arte da Bahia

Clube de Leitura LGBTI+ promove encontros gratuitos no Museu de Arte da Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Tourb

Publicado em 18/04/2025 às 16:07 / Leia em 2 minutos

A partir deste mês de abril, Salvador recebe uma nova proposta de encontro entre literatura, diversidade e acolhimento. O Clube de Leitura: Literatura LGBTI+ Independente da Bahia inicia sua programação com encontros mensais e gratuitos no Museu de Arte da Bahia (MAB), reunindo leitores, autores e aliados da comunidade LGBTI+ em torno de obras produzidas por escritores independentes do estado.

Idealizado pelo escritor, tradutor e pesquisador Nilton Milanez, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o projeto integra as ações do NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da UNEB, e faz parte do Projeto de Extensão “Leitura de narrativas sobre as (homo)sexualidades no Brasil”.

“Discutir literatura LGBTI+ é discutir visibilidade, reconhecimento e pertencimento. É garantir que nossas histórias sejam lidas, celebradas e preservadas”, afirma Milanez, que será o mediador dos encontros.

Nilton Milanez | Foto: Divulgação

A programação do primeiro encontro – no dia 26 de abril, das 10h30 às 13h, no MAB – inclui a apresentação de autores e autoras, leitura de fragmentos das obras, além de plenária aberta para que o grupo escolha coletivamente o primeiro livro a ser lido e discutido nos próximos encontros.

Segundo Milanez, o objetivo é estimular o mercado literário independente voltado à temática LGBTI+ na Bahia, além de fomentar o debate sobre saúde mental, políticas públicas e produção cultural representativa. “Fazer esse mercado crescer é uma das minhas missões enquanto educador. O debate sobre temáticas como essa contribui para a ampliação de espaços para tratar de assuntos relevantes, como a saúde psicológica de quem se reconhece nesse grupo”, pontua.

O espaço, acessível e inclusivo, também se propõe a integrar literatura e arte com a ambiência do museu, fortalecendo o diálogo entre produções acadêmicas e culturais. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis por meio de formulário online.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia