A cantora Anitta se posicionou contra o leilão de áreas verdes em Salvador. Em um vídeo, a cantora fez um alerta sobre a importância da preservação e chamou atenção das autoridades sobre a venda dessas áreas para a construção civil.
“Hoje eu vim aqui fazer um pedido para as autoridades de salvador, eu peço que respeitem as áreas verdes do estado e da cidade e não promovam leilões sem que tenham todos os requisitos. Usar o potencial construtivo de áreas verdes para erguer mais prédios não é a melhor escolha para a população“, disse a cantora.
Anitta também falou sobre a crise climática e como o desmate tem impacto ambiental. “É preciso respeitar os limites, a natureza, as áreas verdes que a gente ainda tem nesse país, porque a gente sabe que a crise climática é real e verdadeira. Então, a gente precisa cuidar das nossas áreas verdes, preservar. Não construir mais, mais e mais, agora é hora de cuidar do nosso verde. Uma cidade que eu amo tanto, que é tão linda, tem área verde que merece ser preservada e cuidada”, disse.
Esta semana, a Justiça Federal suspendeu o leilão da área verde de cerca de três mil metros quadrados, localizada no Morro do Ipiranga, no bairro da Barra. A decisão atendeu a um pedido do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU), que apontou potencial risco ambiental na transação.
A área seria leiloada pela prefeitura, com lance mínimo de R$ 4.945.000. Segundo o CAU, a encosta faz parte da Mata Atlântica, com vegetação nativa de restinga. O desmatamento poderia acarretar risco de erosão e instabilidade do solo. Caso o leilão não fosse suspenso, a multa estabelecida era de R$ 100 mil.