Cidade do Recôncavo Baiano sedia maior feira de artesanato ao ar livre da América Latina durante o feriado

Cidade do Recôncavo Baiano sedia maior feira de artesanato ao ar livre da América Latina durante o feriado

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Kirk Moreno para o Alô Alô Bahia

@freitasgrafias

Publicado em 17/04/2025 às 11:06 / Leia em 3 minutos

A cidade de Nazaré, no Recôncavo Baiano, sedia entre esta sexta-feira (18) e segunda (21), a Feira dos Caxixis, evento tricentenário que é considerado a maior feira de artesanato ao ar livre da América Latina. Tradicionalmente realizado durante o feriado da Semana Santa, a festa atrai milhares de visitantes de diferentes regiões da Bahia, além de alguns poucos turistas de outras partes do Brasil e do exterior.

Com origens que remontam a mais de 300 anos, a feira começou com o oleiro Patrício, natural do vilarejo de Maragogipinho – que pertence ao município baiano de Aratuípe -, que navegava pelo Rio Jaguaripe para vender pequenas peças de cerâmica em Nazaré — cidade que se destacava como centro comercial do Recôncavo no final do século XIX. As peças, conhecidas como caxixis, tinham entre 2 e 8 centímetros e deram nome à feira.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por @rota.dobarro

Ao longo das décadas, o artesanato foi ganhando sofisticação, mas manteve suas raízes afro-indígenas e o vínculo com a tradição. Atualmente, os artesãos e artesãs de Maragogipinho — polo ceramista reconhecido pela UNESCO como o maior da América Latina — apresentam uma variedade de peças decorativas, religiosas e utilitárias: de moringas (recipiente feito de argila natural projetado para armazenar água) a luminárias, santos, pratos e gameleiras.

produtos vendidos na Feira de Caxixis é produzido em Maragogipinho (Foto: Divulgação).

Programação

A edição de 2025 da Feira dos Caxixis terá, além da exposição de artesanato, dois palcos por onde passaram nomes como Jorge Vercilo, Xandy Harmonia, Filhos de Jorge, Timbalada, Solange Almeida, Jau e Silvano Salles. O evento ainda contará com espaços voltados para a economia solidária, afroempreendedorismo, ações de sustentabilidade e promoção da cultura local.

Feira dos Caxixis (Foto: Divulgação)

Estamos com muita expectativa de realizar, neste ano, um evento realmente grandioso, à altura da importância que a Feira de Caxixis possui. Vamos fazer uma homenagem especial aos artesãos, que são as verdadeiras estrelas da festa”, disse a gerente da Secretaria de Cultura e Turismo de Nazaré, Lorena Dantas.

Turismo histórico e experiências culturais

Além da feira, quem visita Nazaré pode aproveitar o feriadão para conhecer alguns atrativos do município. A ocupação colonial da cidade remonta ao ano de 1560 (há mais de 460 anos), sendo um dos primeiros locais da Bahia a abrigar engenhos de açúcar. Antes da colonização, a região já era habitada por aldeias de tribos indígenas da etnia tupinambá.

Cinema Rio Branco (Foto: Divulgação).

Entre os pontos turísticos estão o monumento de Jesus de Nazaré, com 15 metros de altura, no alto do Morro do Silêncio; e o Cineteatro Rio Branco, de 1927, considerado o cinema mais antigo em funcionamento da América Latina. Outro atrativo é a feira da banana, que reúne produtos típicos da região, como carne de fumeiro, carne do sol e a tradicional farinha de copioba, que deu origem ao apelido carinhoso da cidade: Nazaré das Farinhas.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia