Luís Eduardo Magalhães (LEM), no oeste da Bahia, sediou nesta semana o Cerrado Summit, um dos eventos estratégicos do Brasil em preparação para a COP30, que será realizada em novembro deste ano em Belém. O encontro, único da agenda da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizado fora de uma capital brasileira, destacou a importância do bioma nas discussões globais sobre sustentabilidade e clima.
A abertura oficial aconteceu na terça-feira (15), no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), no Complexo Bahia Farm Show. O evento contou com a presença de autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes do setor produtivo e ambientalistas.
Promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Cerrado Summit tem como pilares o financiamento da transição ecológica, a construção de métricas de monitoramento e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao bioma. As atividades foram encerradas nesta quarta-feira (16) com reuniões técnicas e encontros estratégicos.

Junior Marabá – Prefeito de Luís Eduardo Magalhães (LEM) l Foto: Divulgação
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito de LEM, Junior Marabá, reforçou a vocação da cidade como símbolo da integração entre desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental. “Traz uma representatividade de que a agricultura regenerativa e de sustentabilidade praticada na região Oeste da Bahia — mas em especial em todo o nosso Cerrado brasileiro — simboliza que estamos no caminho certo”, afirmou.
Marabá defendeu ainda que o Brasil tem capacidade de liderar a produção agrícola sustentável no mundo. “Temos a condição de produzir da maneira certa. Continuar com essa alta qualidade e produtividade do setor agrícola, mas preservando o meio ambiente e sendo cada dia mais regenerativos”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Veja fotos:

Luís Eduardo Magalhães sedia evento nacional pré-COP30 l Foto: Divulgação

Luís Eduardo Magalhães sedia evento nacional pré-COP30 l Foto: Divulgação

Luís Eduardo Magalhães sedia evento nacional pré-COP30 l Foto: Divulgação