Excomungada pela Igreja Católica, Madonna vai homenagear Irmã Dulce em show no Rio

Excomungada pela Igreja Católica, Madonna vai homenagear Irmã Dulce em show no Rio

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação, com informações do Correio*

Reprodução

Publicado em 03/05/2024 às 21:57 / Leia em 2 minutos

O show da rainha do pop Madonna, que acontece neste sábado (4), na praia de Copacabana, vai ter homenagens a figuras importantes da cultura brasileira. Um dos nomes escolhidos para homenagem é o de Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia e primeira santa brasileira.

A atitude gerou polêmica, já que a cantora, em 40 anos de carreira, já foi excomungada pela Igreja Católica em, ao menos, três diferentes momentos. A excomunhão acontece quando uma pessoa é expulsa simbolicamente da Igreja Católica e tida como uma persona non grata.

A primeira vez em que a cantora foi excomungada foi em 1989, após lançamento da canção “Like a Prayer”. O clipe da música possui cenas em que Madonna aparece beijando uma representação de Jesus Cristo negro, em uma capela. A cantora também aparece cantando no meio de cruzes pegando fogo, uma referência ao Ku Klux Klan, que utilizava o símbolo religioso.

No ano seguinte, Madonna foi novamente colocada na lista dos indesejados por incluir em sua turnê uma coreografia com referência à masturbação na performance de “Like a Virgin”. O ato é considerado um pecado pela Igreja. Na época, o papa João Paulo II disse que a apresentação era um “Circo do Diabo”.

Na última excomunhão de Madonna, a cantora apresentou, durante uma turnê, em 2006, a música “Live to Tell” com uma performance em que a colocava pregada em uma cruz espelhada, com uma coroa de espinhos na cabeça, em analogia à Jesus. A apresentação deixou a comunidade católica em fúria e Madonna foi novamente banida.

Em maio de 2022, a cantora usou seu perfil no Twitter para pedir uma conversa com o papa Francisco. “Sou uma boa católica. Eu juro. Quero dizer, eu não juro. Já se passaram algumas décadas desde a minha última confissão. Seria possível nos encontrarmos um dia para discutir alguns assuntos importantes? Fui excomungada três vezes. Não parece justo”, escreveu a cantora na época.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia