Maria Bethânia celebrou nesta quarta-feira (16), através das redes sociais, a escolha do Bembé do Mercado como tema do desfile da Beija-Flor no Carnaval 2026. Criada em 1889, a tradicional manifestação religiosa e cultural realizada em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, terra natal da artista, reúne mais de 60 terreiros de matriz africana e promove uma extensa programação cultural em praça pública ao longo de cinco dias. “Lá vem história…E Santo Amaro e o ritual do Bembé! Que beleza o Brasil todo saber sobre o Bembé do Mercado em Santo Amaro!” escreveu Bethânia.
View this post on Instagram
O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo, que assina seu terceiro desfile pela agremiação. “O Bembé do Mercado é de uma potência simbólica e estética imensa. É um enredo que nos atravessa, que nos conecta com a ancestralidade e com a luta do povo preto no Brasil. Ter a chance de criar um enredo autoral como esse, com tamanha relevância histórica e espiritual, é um presente. É uma responsabilidade enorme, mas também uma felicidade imensa”, destacou o artista.
Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012 e do Brasil desde 2019, o Bembé atualmente pleiteia o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A edição de 2025 da celebração será realizada em maio e marcará os seus 136 anos de existência. O ponto alto do evento é o xirê, seguido pelo cortejo e pela entrega de presentes às orixás Iemanjá e Oxum, em agradecimento à liberdade conquistada após a assinatura da Lei Áurea.