Conhecido como “o influencer de Deus” e “padroeiro da internet”, o beato italiano Carlo Acutis será canonizado no próximo dia 27 de abril, em uma cerimônia solene na Praça de São Pedro, no Vaticano.
O evento acontecerá durante o Jubileu das Crianças e Adolescentes e deve reunir fiéis de diversas partes do mundo. Ainda não há confirmação sobre a presença do Papa Francisco, que se recupera de problemas de saúde.
Nascido em Londres, o jovem cresceu em Milão e tornou-se popular na internet ao utilizar ferramentas tecnológicas para espalhar a fé católica online. Ele faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia.
A canonização de Carlo só foi possível após o reconhecimento de dois milagres atribuídos à sua intercessão. O primeiro aconteceu no Brasil, em 2013, e envolveu a cura inexplicável de uma criança de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que sofria de uma doença rara no pâncreas.
Carlo Acutis será o primeiro millennial a ser canonizado pela Igreja Católica. A imagem do beato é remetido a forma como ele foi sepultado em Assis, na Itália, usando calça jeans, tênis Nike e uma camisa esportiva. Seu tumulo, inclusive, virou ponto de peregrinação entre fieis de todo o mundo.