Uma das modalidades esportivas que mais cresce nas praias e clubes do Brasil será o centro das atenções em Feira de Santana na próxima semana. De terça-feira (15) a domingo (20), a cidade sedia o BT 400, torneio internacional de beach tennis que acontece na Academia Smash de Tênis e Beach Tennis, no bairro Sim. O evento reunirá os principais nomes do ranking mundial, tanto no feminino quanto no masculino, e é um dos campeonatos de maior pontuação da International Tennis Federation (ITF) em 2025.
O complexo, que conta com 18 quadras, volta a receber o torneio após o sucesso do BT 200 realizado em 2024. Agora, a competição ganha ainda mais peso e se consolida como o maior evento da modalidade já realizado na Bahia, com premiação total de US$ 35 mil e 470 pontos no ranking internacional.
Entre os destaques do torneio estão grandes nomes do cenário masculino, como o italiano Mattia Spoto (campeão da edição passada), o francês Nicolas Gianotti, o número 3 do mundo e principal nome brasileiro, André Baran, o multicampeão italiano Michele Cappelletti (com seis títulos mundiais) e o espanhol Antomi Ramos (foto principal), atual quinto do ranking e vencedor do BT 200 em 2024.

Spoto no saque e Gianotti na frente | Foto: G2 Filmes
No feminino, brilham as bicampeãs mundiais Rafaella Miiller, do Paraná, e a venezuelana Patrícia Diaz, além das jovens brasileiras Vitória Marchezini (19 anos) e Sophia Chow, ambas entre as cinco melhores do mundo.
Programação
A abertura do evento acontece na terça-feira (15) com o BT 10, torneio inicial sem premiação, mas com pontuação válida para o ranking da ITF. Na quarta-feira (16), será disputado o qualifying do BT 400, com as últimas vagas para a chave principal, que acontece entre os dias 17 e 19. As semifinais e finais terão transmissão ao vivo pelos canais ESPN e Disney+, e todo o torneio será exibido no canal PlayBT no YouTube.
“Feira de Santana recebeu um presente da ITF. Existem doze eventos iguais a esse no mundo e um deles será aqui. É realmente uma grande oportunidade e um grande privilégio para os apaixonados pelo beach tennis em ver esses gigantes ao vivo”, afirma Francisco Suzarte, idealizador do torneio.
Além da competição profissional, a programação inclui, nos dias 19 e 20, o BTJ 100, torneio juvenil com pontuação válida para o ranking mundial, além da disputa das categorias amadoras (A, B, C e D) nas modalidades masculina, feminina, mista e nas faixas etárias 40+, 50+ e 60+, reconhecidas pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Bahiana de Tênis (FBT).

Baianos Paulo Kienby e Silas Cerqueira | Foto: Arquivo Pessoal
Talentos da casa
Feira de Santana também será representada por talentos locais. O atleta Silas Cerqueira, natural da cidade e formado na própria Academia Smash, competirá ao lado do soteropolitano Paulo Kienby. Silas aposta no entrosamento da dupla e no apoio da torcida para surpreender os grandes nomes da competição.
No feminino, destaque para a parceria entre a soteropolitana Mariana Frugoni e a jovem revelação Manuela Pacheco, de apenas 16 anos, natural de Arraial D’Ajuda. As duas são atualmente as atletas baianas mais bem colocadas no ranking mundial da ITF.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).