Em celebração ao aniversário de 476 anos de Salvador, importantes equipamentos culturais da cidade terão entrada gratuita neste sábado (29). A iniciativa tem como objetivo incentivar os cidadãos soteropolitanos, moradores e visitantes a conhecerem e experienciarem a cultura e a arte disponíveis na Cidade da Música da Bahia, nos Espaços Carybé e Pierre Verger, no Memorial 2 de Julho, na Galeria Mercado e nas Casas do Carnaval, do Rio Vermelho e das Histórias de Salvador.
Espalhados por diversos pontos da cidade, como o Comércio, o Rio Vermelho, a Lapinha e a Barra, cada equipamento apresenta a história de Salvador sob uma ótica diferente. Seja através da Independência da Bahia, no Memorial 2 de Julho, dos patrimônios, na Casa das Histórias de Salvador, da música, na Cidade da Música da Bahia, ou da fotografia e das artes, nos espaços Pierre Verger e Carybé.
“Vamos comemorar os 476 anos de Salvador abrindo as portas dos nossos equipamentos culturais para soteropolitanos e visitantes. Para que cada cidadão tenha a possibilidade de desfrutar gratuitamente dessas experiências imersivas, celebrando a nossa cultura, a nossa ancestralidade e o nosso povo em grande estilo neste dia tão especial para todos nós”, declara a vice-prefeita de Salvador e secretária da Cultura e Turismo, Ana Paula Matos
Como parte das ações comemorativas, ao longo de todo o sábado, a CHS e a Galeria Mercado terão o “Jogo de Dicas”, uma atividade educativa especial que estimula os visitantes a adivinhar pontos turísticos, monumentos e locais de Salvador, utilizando pistas sobre a história, a cultura e as características da cidade. Para acessar os equipamentos a partir das 9h do sábado (29), os ingressos estarão disponíveis para retirada através da plataforma Sympla.
Na Casa do Carnaval, no Pelourinho, a partir das 14h, acontecerá a oficina “Carnaval é Massa”, com confecção de representações artísticas em massa de modelar. No mesmo horário, nos Espaços Carybé e Pierre Verger, localizados no Porto da Barra, a oficina “Quebra-Cabeça dos Artistas” convidará os visitantes a montar um quebra-cabeça dedicado a artistas de Salvador. Já às 15h, no Memorial 2 de Julho, na Lapinha, o “Quiz da Independência” relembrará herois baianos da atualidade, aprofundando os conhecimentos por meio de jogos da memória e quebra-cabeças. Os ingressos são retirados no local, assim como na CRV e na CMB.
Funcionamento:
Cidade da Música da Bahia
Praça Maria Felipa, nº 19, Comércio;
9h às 16h (última entrada às 15h).
Casa do Carnaval da Bahia
Praça Ramos de Queirós, s/n, Pelourinho;
9h às 16h (última entrada às 15h).
Casa do Rio Vermelho
R. Alagoinhas, 33 – Rio Vermelho);
9h às 17h (última entrada às 16h).
Memorial 2 de Julho
Largo da Lapinha – Liberdade;
9h às 17h (última entrada às 16h).
Espaço Carybé de Artes
Forte de São Diogo, s/n – Porto da Barra;
9h às 17h (última entrada às 16h).
Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana
Forte de Santa Maria – Porto da Barra;
9h às 17h (última entrada às 16h).
Casa das Histórias de Salvador
R. da Bélgica, 2 – Comércio;
9h às 17h (última entrada às 16h).
Galeria Mercado
Praça Maria Felipa, Comércio;
9h às 16h30 (última entrada às 16h).