Quem esteve nos camarotes Salvador, Viva Bahia e Bradesco Pier neste Carnaval de 2025, pôde conhecer uma inovação genuinamente baiana: a Ecoari. A startup foca na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente, estimulando a reciclagem e a formação de uma comunidade ambientalmente consciente.
“A Ecoari nasceu para mudar a relação das pessoas com a reciclagem. Nosso objetivo é tornar esse processo acessível, fácil e recompensador. Começar essa jornada no Carnaval de Salvador, um evento tão grandioso e cheio de significado para a Bahia, é muito especial”, comenta Isadora Alencar, CEO da Ecoari, que também adianta que a startup já tem planos de expansão para outras regiões do país.
Criada em 2022, a Ecoari lançou na folia um aplicativo para celular que consegue conectar quem doa, quem coleta e quem transforma os resíduos que a gente entende como lixo. Com ações de conscientização e experiências interativas nos camarotes, a marca estimulou os foliões a reciclarem seus resíduos da forma correta.
Em uma solução inovadora que simplifica a coleta seletiva, em alguns cliques, é possível transformar embalagens e outros resíduos em fonte de renda de catadores e cooperativas, ao mesmo tempo que se ganha créditos no aplicativo.
Funciona assim:
1 – O doador se cadastra no app;
2- Leva seu resíduo para um dos Pontos de Entrega Voluntária (RedeMix Alphaville e Vitória Boulevard;
3 – A máquina mapeia a quantidade doada e registra a doação;
4 – As doações são convertidas em um sistema de pontos que podem ser trocados por prêmios e até PIX.
Como próximo passo da marca, os doadores poderão selecionar o tipo de material, a quantidade, a localização, o dia e a hora para a retirada dos resíduos doados. Além disso, novos Pontos de Entrega Voluntária serão implementados em diversas regiões de Salvador.
Disponível para Android e iOS, o app já pode ser baixado gratuitamente. Para acompanhar as novidades, basta seguir o perfil oficial da startup no Instagram: @ecoarioficial e fazer parte desse movimento sustentável.