Sidney Quintela é o arquiteto por trás da casa que um casal de amigos seu construiu em Praia do Forte e foi destaque na Revista Casa e Jardim, definida por ele como estilo “tropical contemporâneo”.
O imóvel de 580 m², no Litoral Norte da Bahia, aposta no uso de linhas retas, grandes vãos, panos de vidro e brises, e é onde os proprietários se reúnem com os dois filhos adolescentes, familiares e amigos nos finais de semana e feriados, quando buscam um refúgio à beira-mar.
“A construção mantém o charme e a rusticidade de uma casa de praia em estilo resort, com uso de madeira, pedras naturais, telhas de taubilha e paisagismo exuberante”, acrescenta Sidney sobre a casa, que abusa das aberturas para estimular um maior contato com a natureza, preocupação refletida na escolha de tons terrosos e no uso predominante de madeira.
“As imponentes portas pivotantes, juntamente com os grandes vãos de esquadrias, permitem a total permeabilidade visual com o ambiente externo, incorporando a paisagem do entorno para dentro do espaço”, destaca Sidney.
Um dos desafios do projeto era o de atender o extenso programa de necessidades da família, incluindo a possibilidade de acomodar o maior número de pessoas possível, com direito a elevação do térreo em 1,50 m, a fim de permitir o aproveitamento total do subsolo para as áreas técnicas e de serviço.
Os ambientes da casa são distribuídos em dois pavimentos, além do subsolo e garagem multiuso para até três carros e um cinema. Em um lote adjacente, a família ainda pode desfrutar de um gazebo, que abriga espaços de jogos, estar e relaxamento.
Entre os destaques do projeto estão o jardim interno, que abriga e esconde a TV no living; além da área gourmet, que, com portas de correr que se embutem dentro da parede, se integra totalmente às áreas externas. O formato orgânico do balcão permite a melhor circulação, convidando as pessoas a se juntarem ao redor da cozinha.
O mobiliário de designers brasileiros, adquirido em viagens da família, ao lado de obras de arte contemporâneas, chamam atenção ao lado da marcenaria prática e funcional.
No pavimento superior, ficam quatro suítes, incluindo a máster, com closet e banheiros individualizados, além da vista privilegiada para a área de lazer da casa e para o paisagismo de espécies tropicais, que emoldura a forte relação entre o interior e o exterior que o projeto reforça.
Veja mais fotos: