A poesia que permeia a trajetória artística de Gilberto Gil é o tema de uma conferência da Academia Brasileira de Letras (ABL), no início da noite desta quinta-feira (25), no Teatro R. Magalhães Jr., no Rio de Janeiro.
O poeta, cantor e composição faz uma análise sobre a poética presente nas suas músicas. “Eu vou falar sobre a minha produção litero-musical, ou seja, as letras das minhas músicas sob o ponto de vista de dois ou três ângulos”, afirmou Gil.
Com entrada gratuita, a palestra teve alta procura por ingressos, sendo necessária a abertura de um segundo lote. Gil foi apresentado ao público que lotou o auditório da ABL pelo também poeta Carlos Nejar.
Entre os presentes, estavam os Imortais: Zuenir Ventura, Arnaldo Niskier, Ana Maria Machado, Joaquim Falcao, Domicio Proença, Antônio Carlos Secchin, Geraldo Carneiro e Fernanda Montenegro.
Mais cedo, em uma publicação no Instagram, Gil brincou com os seguidores e questionou: “Já se perguntou como Gil vai à Academia?”, enquanto o artista saía de casa para a palestra na ABL. Veja:
Ver essa foto no Instagram
A palestra de Gil nesta quinta-feira faz parte do ciclo “Poesia na Academia”, que contempla a obra poética de cinco Acadêmicos da ABL: Geraldo Carneiro, Antonio Carlos Secchin, Carlos Nejar, Gilberto Gil, e Marco Lucchesi. A coordenação geral dos Ciclos de 2024 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.
O encerramento será no dia 30 de abril, às 16h, com a palestra do Acadêmico Marco Lucchesi, que falará sobre a sua contribuição na poesia