O Google emitiu um pedido de desculpas aos usuários do Brasil que receberam um falso alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira (14). O erro se tornou um dos assuntos mais comentados do dia nas redes sociais. “Desativamos rapidamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o que aconteceu (…) Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente”, diz o comunicado divulgado pela gigante de tecnologia.
Moradores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) com um alerta de terremoto enviado pelo sistema de notificações do Google. O aviso, recebido por celulares com sistema Android, indicava possíveis tremores na região de Ubatuba (magnitude 4,4) e na Baixada Santista (magnitude 5,5).
De acordo com o Google, seu Android Earthquake Alert System “usa telefones Android para estimar rapidamente as vibrações de terremotos e enviar alertas às pessoas”. A empresa, no entanto, ressaltou que seu sistema “não foi projetado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial”.
Alarme falso
Apesar do susto, nenhum tremor foi registrado por órgãos oficiais de monitoramento. A Defesa Civil de São Paulo e do Rio de Janeiro, além do Centro de Sismologia da USP, informaram que não houve atividade sísmica no período. Instituições internacionais como o Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico também não apontaram qualquer ocorrência na região.