Dando vida a uma história de amor entre um negro banto e uma negra nagô, o Núcleo de Ópera da Bahia volta a encantar o público da capital baiana com o aclamado espetáculo “Ópera dos Terreiros”. As apresentações acontecem nos dias 16 e 18 de março, a partir das 19h, no Cineteatro 2 de Julho. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.
Criada entre 2018 e 2020 por Jorge Portugal e Aldo Brizzi, que também assume a função de diretor, a ópera conta com sete personagens principais interpretados por renomados cantores líricos, além de um coro e percussão. Na trama, o público acompanha a história de amor entre um negro banto e uma negra nagô – Um Romeu e Julieta na história dos negros que vieram escravizados para a conturbada construção do Brasil – um amor proibido, devido às diferenças de crenças e costumes entre essas duas nações africanas.
A música passeia pelos sons da afro descendência, misturando canto lírico, percussão afro-brasileira e eletrônica. Uma mescla da cultura da música erudita com a cultura afro-brasileira, como uma nova forma de ópera lírica e popular, uma concepção não tradicional dentro do universo operístico.