Cinco cidades baianas registraram temperaturas iguais ou superiores a 34°C nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município mais quente foi Euclides da Cunha, no Nordeste baiano, onde os termômetros marcaram 34,4°C.
Em seguida, aparecem Ibotirama (34,2°C), Itaberaba (34,1°C), além de Barra e Guanambi, ambas registrando 34°C. As cidades estão localizadas no Centro-Norte, Vale do São Francisco e Centro-Sul da Bahia, respectivamente. Salvador ficou em sexto lugar no ranking, alcançando 33,9°C ao longo do dia. Às 21h da terça-feira (11), a sensação térmica na capital era de 31°C, segundo dados do Climatempo.
Apesar das temperaturas elevadas, a Bahia ainda não enfrenta uma onda de calor, pois os critérios técnicos que definem o fenômeno não foram atingidos, segundo a meteorologista Cláudia Valéria. Além disso, nenhuma das cidades baianas figura entre as 50 mais quentes do Brasil.
Atualmente, os locais mais quentes do país são os afetados pela onda de calor, como o Rio Grande do Sul, onde as 10 cidades com as temperaturas mais altas estão concentradas. O recorde nacional foi registrado em Campo Bom (RS), com altos 41,3°C.