Salvador está entre os “roteiros” do projeto “Realidade Transformada”, inaugurado na última segunda-feira (10), no Hospital Santa Rita, em Vitória do Espírito Santo. A capital baiana está entre os destinos de experiência terapêutica imersiva que busca promover bem-estar e alívio durante o tratamento oncológico na unidade de saúde.
A nova tecnologia provou, em poucas horas, sua eficácia no alívio do sofrimento dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em uma iniciativa pioneira entre os capixabas que beneficiará mais de 3 mil pessoas.
Com o uso de óculos 3D, os pacientes embarcam na experiência, que pode reduzir o estresse, a ansiedade e até as dores relacionadas ao tratamento, segundo o cirurgião oncológico e diretor clínico do hospital, Luiz Augusto de Castro Fagundes.
“A imersão em realidades virtuais proporciona distração, favorecendo a liberação de endorfina, hormônio do bem-estar, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida”, explica o médico ao jornal A Tribuna, do Espírito Santo.
![](https://aloalobahia.com/wp-content/uploads/2025/02/paciente-realidade-transformada_Kaddja-Fernandes_AT.jpg)
Paciente oncológico ‘viaja o mundo’ em projeto terapêutico | Foto: Kaddja Fernandes/AT
As “viagens” virtuais transportam os pacientes ainda para destinos como Sidney, Londres e Dubai. É possível, por exemplo, passear por um autódromo de Fórmula 1, uma montanha-russa e outras experiências mais dinâmicas para os aventureiros. Já quem busca relaxamento pode se encantar com paisagens de praias, florestas, cachoeiras e cenários naturais, além de pontos turísticos do mundo, como o Coliseu, em Roma, e o Museu do Louvre, em Paris.
São 19 as opções disponíveis e a escolha cabe aos próprios pacientes, que relatam uma significativa redução na percepção da dor e do desconforto ao utilizar a nova tecnologia, durante o tratamento quimioterápico e procedimentos invasivos relacionados.
“Quando recebi o diagnóstico, parecia que o mundo tinha acabado. Estou na nona sessão de quimioterapia e ainda farei mais três até abril. A punção sempre dói. Hoje, testei a nova tecnologia e escolhi a praia. Foi incrível! Tive a sensação de que meus pés estavam molhados. Por um instante, parecia que eu não estava no hospital“, relatou uma das pacientes, de 56 anos, diagnosticada com câncer no intestino em agosto de 2024.
Ver essa foto no Instagram