O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira (10) o novo titular da Secretaria Municipal da Saúde. O nome escolhido para o cargo é Rodrigo Alves, ex-secretário de Gestão, que passa a substituir Alexandre Reis à frente da SMS. Durante a solenidade, o prefeito destacou as prioridades esperadas para área, a partir da troca de comando, citando como exemplos a operação do Hospital Maternidade e da Criança, além de projetos considerados pioneiros na cidade, como as implantações da ótica pública e de um centro de exames de imagem.
“Um dos maiores problemas da saúde de Salvador é que algumas especialidades enfrentam dificuldades e carência de profissionais, como neuropediatria e ginecologia. Também existe uma grande demanda por exames de imagem. Então, a Prefeitura vai montar um centro para podermos diminuir e acabar com filas de espera para essa demanda”, frisou Bruno Reis.
O chefe do Executivo municipal também ressaltou o Domingão da Saúde, iniciativa que será lançada na cidade a partir do funcionamento de três hospitais: o Municipal de Salvador, o do Homem e o HMC. “Esses três hospitais, aos domingos, farão consultas especializadas e cirurgias. Com isso, a gente vai avançar muito na saúde em Salvador”, acrescentou.
Transição
Advogado, Rodrigo Alves possui especialização em Direito pela PUC-SP e estava como titular da Semge desde janeiro de 2023, após se destacar como diretor de Infraestrutura na Secretaria Municipal de Educação. Bruno Reis relembrou a atuação do gestor à época, que foi o responsável por mapear escolas municipais da cidade que necessitavam de intervenções e obras.
“Esse trabalho que Rodrigo fez lá o credenciou para assumir a Semge. E, já nesta secretaria, muitas ações que nós colocamos em prática foram sugestões dele, como zerar a emissão de carbono nas nossas festas populares, em especial no Carnaval”, disse.
Além disso, Alves conduziu outras iniciativas à frente da Gestão, como contratações de servidores para a Prefeitura de Salvador e a criação do Censo do Funcionalismo, realizado de forma inédita, entre outubro e novembro passado. A pesquisa foi feita para rastrear e trazer um diagnóstico do serviço público de Salvador para que a gestão trace novas estratégias de valorização profissional.
Agora, assumindo a titularidade na SMS, Rodrigo Alves pontuou que a ideia é avançar ainda mais nas políticas públicas para reforçar a atenção básica, especializada e vigilância epidemiológica, além de reforçar o atendimento através do Sistema Único de Saúde. “O SUS é o maior programa de transferência de renda do Brasil e um dos maiores do mundo. Não existe país que tenha um sistema tão amplo. Mas isso traz desafios imensos, até por conta do formato do nosso pacto federativo. Aqui em Salvador a gente tem uma equipe que está fazendo um trabalho vigoroso e prestigioso. Então, fica aqui o meu compromisso de somar esforços com essa equipe”, discursou Rodrigo Alves, que será substituído interinamente na Semge pelo diretor de Previdência da pasta, Daniel Ribeiro.