A Prefeitura de Salvador prestou homenagem à Mãe Menininha do Gantois nesta segunda-feira (10) por meio de suas redes sociais. A publicação celebra o legado da yalorixá baiana, que completaria 130 anos caso estivesse viva, destacando sua importância para o Candomblé e a cultura afro-brasileira.
“No dia 10 de fevereiro, celebramos os 130 anos de Mãe Menininha do Gantois, uma figura que é sinônimo de sabedoria, força e resistência. Com sua dedicação ao candomblé e à valorização da cultura afro-brasileira, Mãe Menininha deixou um legado que continua a nos inspirar”, dizia o texto.
Mãe Menininha, nascida em 10 de fevereiro de 1894, foi uma das mais respeitadas sacerdotisas do país, liderando o terreiro Terreiro Ilê Iyá Omi Axé Iyamassê, mais conhecido como Gantois, por mais de 60 anos. Sua trajetória foi marcada pela luta contra o preconceito religioso e pela valorização das tradições de matriz africana, tornando-se uma referência espiritual e cultural.
Ainda na publicação, a prefeitura também destaca a importância do Mercado Modelo na trajetória de Mãe Menininha, o que explica a homenagem que ela vem recebendo no espaço Galeria Mercado Modelo, onde ela tem sua foto exposta em destaque.
“Ela também foi uma das grandes influências do Mercado Modelo, um lugar que, durante décadas, abrigou a presença de diversas mães de santo, com destaque para a sua atuação. Em nossa Galeria, temos a honra de exibir um retrato que eterniza sua memória, celebrando o impacto profundo que ela teve na comunidade e na história de Salvador”, diz.
Ver essa foto no Instagram