Importante sítio natural sagrado da cultura afro-brasileira, a Pedra de Xangô, em Cajazeiras X, recebe a 16ª edição de sua tradicional caminhada neste domingo (9). A iniciativa, que acontece tradicionalmente no segundo domingo de fevereiro, visa fortalecer e regatar a memória do povo negro e das comunidades das religiões de matriz africana do bairro.
A atividade tem concentração marcada para às 7h30, com café da manhã e encontro de representantes de terreiros de toda a Bahia, além de adeptos de alguns estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O cortejo percorrerá cerca de 2 quilômetros, entre o Campo da Pronaica até a Pedra de Xangô, onde será depositado o tradicional “Amalá de Xangô”, prato dedicado ao orixá, composto por quiabo, carne de boi, azeite, frutas e outros itens.
Segundo Mãe Dialá, do Ilê Axé Babá Olufã Alá, em Cajazeiras, a Caminhada da Pedra de Xangô começou por iniciativa da ialorixá Mãe Zil, do Terreiro Tingongo Muende, de Cajazeiras XI que, depois de algumas edições, passou o bastão para Mãe Iara de Oxum. “Foram organizados 12 terreiros da região para cultuar aquele grande altar. Essa é uma caminhada de muita importância, devido ao seu contexto histórico, visto que aquele lugar era parte de um grande quilombo no passado, onde os negros fugidos de fazendas de Salvador se refugiavam. Hoje é um grande símbolo de resistência e de combate à intolerância religiosa”, afirma.
Para Chicco Assis, diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Mattos, a Pedra de Xangô é um importante marco identitário de Cajazeiras, com grande relevância para as religiões de matriz africana, sendo reconhecida desde 2017 como patrimônio cultural de Salvador. “A Caminhada da Pedra de Xangô, em seus 16 anos de existência, tem se consolidado no calendário de festas populares da cidade como uma importante manifestação que, além de chamar a atenção para a importância da Pedra de Xangô e da sua preservação, contribui com a luta de combate ao racismo, à intolerância e ao desrespeito religioso”, pontua o gestor.
Mãe Iara de Oxum, do Ilê T’omi Kiosísè Ayó, e coordenadora da caminhada, entende a atividade como um ato de resistência e resgate da cultura e ancestralidade do povo negro de Salvador. “A Pedra de Xangô representa um pedaço da história do povo negro e do povo de santo da cidade do Salvador. É um símbolo de resistência e uma referência à nossa ancestralidade. Essa luta para preservar aquele monumento contou com ações como essa caminhada, tradicionalmente no segundo domingo de fevereiro. Também foi necessária a união dos terreiros para preservar essa cultura e nossa ancestralidade, pois é para nós um dever físico e moral”, destaca.