Com 70% das obras concluídas, a pavimentação da estrada entre a sede do município de Palmeiras e o distrito de Caeté-Açu, no Vale do Capão deve ser entregue em abril de 2025. Iniciada em setembro de 2022, o asfaltamento divide a opinião de moradores.
Entre as preocupações dos residentes, está a expectativa de valorização imobiliária na região. Além disso, o crescimento desenfreado do turismo e a preservação ambiental são queixas recorrentes dos moradores do Vale, que são debatidas com mais intensidade após a chegada do asfalto.
Por um lado, há a tranquilidade de uma locomoção com mais conforto. Por outro, os residentes temem riscos de acidente por causa de alta velocidade. No dia 25 de dezembro no ano passado, um acidente entre um carro e uma motocicleta deixou uma vítima fatal, de 33 anos.
No entanto, a pavimentação é recebida de forma positiva pela maioria dos moradores. Um argumento é que o asfaltamento tornaria o trajeto entre a Palmeiras e o Vale mais barato. Atualmente, os usuários da van que circula entre as localidades pagam R$ 25 por viagem. O tempo de realização do percurso, que é 17,9 quilômetros, é outro ponto positivo. Se antes era feito entre 45 e 55 minutos, hoje, o trajeto pode ser feito em até 35 minutos.
As obras de pavimentação asfáltica são comandadas pelo Governo do Estado e pela prefeitura de Palmeiras. Até a publicação desta matéria, cerca de 8 quilômetros haviam sido movimentados, segundo a gestão municipal.