Filha baiana de Jimmy Cliff, Nabiyah Be lança álbum de estreia: ‘É do novo que o mundo precisa’

Filha baiana de Jimmy Cliff, Nabiyah Be lança álbum de estreia: ‘É do novo que o mundo precisa’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Maria Marques

Divulgação

Publicado em 06/02/2025 às 14:49 / Leia em 2 minutos

Poesia, teatro, dança e música formam Nabiyah Be. Nascida em berço musical, ela, que já foi backing vocal de Daniela Mercury e Carlinhos Brown, herdou do pai Jimmy Cliff, um dos maiores nomes do reggae mundial, o balanço necessário para transitar pelas variadas formas de arte. E, nesta quinta-feira (6), debuta o primeiro álbum da carreira: O QUE O SOL QUER. O disco está disponível para audição em todas as plataformas digitais.

Se o rosto dela lhe parece familiar, não é por engano: ela teve papel de destaque, como vilã, na produção hollywoodiana Pantera Negra e protagonizou Daisy Jones & The Six, minissérie vencedora do Emmy. A baiana foi a primeira mulher negra brasileira a vencer o Drama Desk Award, um dos mais proeminentes prêmios do teatro nos Estados Unidos.

Nabiyah Be em cena de Pantera Negra (2018), produção da Marvel indicada ao Oscar | Foto: Reprodução/Marvel

Descrita pelo The New York Times como dona de uma voz “hipnotizante”, é de se notar que Nabiyah Be entrega talento em tudo que se propõe a fazer. Em O QUE O SOL QUER, composto por 14 faixas autorais, em português e inglês, ela reflete sobre identidade, amor, medo e transmutação.

“Na tentativa de unificar as histórias de cada música, bebi de estudos teológicos sobre o sol – ele como força vital, como ancestral e como o Ego – e também da serpente – ela como símbolo de alquimia, transformação e poder. Apesar das grandes temáticas e uma narrativa um tanto épica, O QUE O SOL QUER na verdade conta a minha história“, desvenda a brasilo jamaicana.

Dois videoclipes foram ao ar antes do lançamento do álbum completo: EVERYBODY, dirigido pelo cineasta baiano Edvaldo Raw, e POÇO AZUL, dirigido pela atriz carioca Leandra Leal. “Sinto que O QUE O SOL QUER é um projeto ousado para uma estreia, em termos de mercado. Não tenho garantias de como será recebido, mas sei que é do novo que o mundo precisa“, afirma Nabiyah Be.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia