“É preciso, primeiro, adoçar o coração para depois salgar os pés”. A expressão para caracterizar o Presente às Águas Sórodó não é usada à toa: anualmente, antes que seja celebrado o dia da Rainha do Mar, a Rainha das Águas Doces precisa ser saudada. Neste dia 1º de fevereiro, o presente foi entregue a Oxum, como manda a tradição, no Dique do Tororó, a partir das 17h30, em frente à Arena Fonte Nova.
A previsão era que o cortejo deixe o local da concentração por volta das 19h, sendo puxado pelo Afoxé Filhos de Gandhi, pelo cacique Carlinhos Brown, pela Orquestra de Agogôs e pela banda afrofeminina Yaya Muxima.
“É preciso frisar que todas as águas doces, em algum momento, vão desaguar nos mares. Por isso, nós usamos a expressão de que é preciso, primeiro, adoçar o coração para depois salgar os pés, numa referência de que primeiro a gente leva os presentes a esta grande divindade, que é Oxum, para depois ir às águas salgadas levar as oferendas a esta outra grande mãe, que é Iemanjá”, explica o presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (Afa), Leonel Monteiro.
Segundo o gestor, a celebração acontece anualmente no Dique do Tororó, pois é um ponto de águas doces próximo a uma quantidade significativa de terreiros de Candomblé.
Por falar em Carlinhos Brown, ele comanda a Enxaguada de Yemanjá, neste domingo(2), às 16h, na Vila Caramuru – Rio Vermelho. O evento terá participações de Margareth Menezes, Luiz Caldas, Daniela Mercury e Banda Mel, além do próprio anfitrião, claro.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram