O Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu nesta terça-feira (23) o ministro Herman Benjamin para o cargo de presidente do tribunal no biênio 2024-2026. O ministro Luís Felipe Salomão será o vice-presidente. A posse será realizada em agosto deste ano.
Luís Felipe Salomão é soteropolitano e fez carreira jurídica no Rio de Janeiro. Ele está no STJ desde 2008. Atualmente, o ministro também ocupa a cadeira de corregedor nacional de Justiça, função que ocupa no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Salomão foi promotor de Justiça em São Paulo e atuou como juiz e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foi indicado ao STJ pelo presidente Lula, em 2008, durante o segundo mandato. É membro da Corte Especial da Corte e atua como corregedor nacional de Justiça desde 2022.
Para suceder Salomão no cargo de corregedor, o tribunal elegeu Mauro Campbell Marques. O nome dele, no entanto, ainda será votado pelo Senado.
Herman Benjamin é conhecido pela atuação na área ambiental. Nascido em Catolé do Rocha (PB), ele foi empossado no STJ em 2006 e ganhou projeção nacional em 2017, quando votou pela cassação da chapa Dilma-Temer. Na época, o ministro também ocupava uma das cadeiras do STJ no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O STJ é composto por 33 ministros e é responsável por uniformizar o entendimento sobre a legislação federal brasileira. É também a instância que analisa recursos de processos de tribunais de Justiça e tribunais regionais federais.
Pela tradição, o STJ é presidido pelo ministro mais antigo da Corte que ainda não ocupou o cargo.