Casa BATEKOO será inaugurada no coração do Pelourinho em fevereiro; aos detalhes

Casa BATEKOO será inaugurada no coração do Pelourinho em fevereiro; aos detalhes

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Maria Marques

Lucas Hirai/Divulgação

Publicado em 22/01/2025 às 13:57 / Leia em 2 minutos

A BATEKOO, uma das principais plataformas de cultura negra e periférica do Brasil, e a Fundação Gregório de Matos (FGM) anunciaram uma parceria histórica para a criação de um novo polo cultural negro no coração do Pelourinho. A iniciativa transformará a Casa Amarela, localizada no Largo do Pelourinho, na Casa BATEKOO, um espaço revitalizado que será inaugurado em fevereiro de 2025. A data exata para abertura do espaço ainda está em definição.

O projeto tem como objetivo fazer da Casa BATEKOO um ponto de convergência para criatividade, resistência e inovação, com uma programação cultural, artística e educativa que dialoga com o protagonismo negro.

“Estamos criando um espaço de celebração e fortalecimento, no coração do Pelourinho, que é um dos territórios mais emblemáticos da história negra no Brasil. Essa parceria com a FGM representa uma parceria histórica que revitalizará um dos principais edifícios do centro histórico de Salvador”, afirma Artur Santoro, agitador cultural e sócio da BATEKOO.

Para Maurício Sacramento, diretor criativo e sócio da BATEKOO, o projeto tem impacto estratégico: “Este projeto marca um novo capítulo não apenas para a BATEKOO, mas para toda a comunidade negra de Salvador. A Casa Amarela será um espaço onde nossas vozes, histórias e criações terão o protagonismo que merecem, fortalecendo o Pelourinho como um polo cultural global de matriz africana”.

“O acordo entre a FGM e a Batekoo para ocupar a Casa Amarela, no Pelourinho, durante o verão, é mais do que uma parceria. É uma celebração da Salvador que pulsa: diversa, criativa, jovem e cheia de potência. Nosso desejo é que a Casa Amarela se torne uma referência, unindo a história ao protagonismo da juventude negra e ao presente que ela constrói. A BATEKOO sempre foi mais do que uma festa – é resistência, inclusão e força coletiva. Esse espaço é muito mais do que um lugar para curtir. É sobre criar diálogos, abrir portas e dar visibilidade à cultura negra e LGBTQIAP+”, disse Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos.

FGM firma acordo com Batekoo e Casa Amarela no Pelourinho será polo cultural durante o verão de Salvador | Foto: Divulgação

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia