Países da América Latina estão no topo do ranking das rotas de voo mais turbulentas de 2024. O levantamento, providenciado pelo site especializado Turbli, durou um ano e envolveu cerca de 10 mil rotas, operadas nos 550 maiores aeroportos do mundo, com técnicas de análise estatística e Big Data. Foi calculada a turbulência média de 20 voos mensais para cada rota selecionada, levando em conta tanto a altitude de cruzeiro quanto as fases de subida e descida.
Seis dos 10 trechos mais turbulentos pertencem ao Chile e à Argentina. A rota entre Mendoza (MDZ) e Santiago (SCL) ficou em primeiro lugar. Em 2023, o Chile já ocupava a liderança da lista de rotas mais agitadas, com a rota entre Santiago (SCL) e Santa Cruz (VVI), na Bolívia, o único trecho latino-americano presente na lista daquele ano. Em 2024, a rota inversa, entre Santa Cruz (VVI) e Santiago (SCL), apareceu em sétimo lugar.
Nenhuma cidade brasileira aparece no ranking de 2024. No entanto, em 2023, o Brasil dominou a lista da América do Sul, com trechos de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e Florianópolis (FLN) em seis posições. Além disso, à época, a rota entre Cape Town (CPT) e São Paulo (GRU) foi considerada a sexta mais turbulenta no segmento de longas distâncias.
Veja top 10 rotas mais turbulentas do mundo de 2024:
- Mendoza (MDZ) – Santiago (SCL);
- Córdoba (COR) – Santiago (SCL);
- Mendoza (MDZ) – Salta (SLA);
- Mendoza (MDZ) x San Carlos de Bariloche (BRC);
- Catmandu (KTM) – Lhasa (LXA);
- Chengdu (CTU) – Lhasa (LXA);
- Santa Cruz (VVI) – Santiago (SCL);
- Catmandu (KTM) – Paro (PBH);
- Chengdu (CTU) – Xining (XNN);
- San Carlos de Bariloche (BRC) – Santiago (SCL).