O bloco Ilê Aiyê inicia nesta quarta-feira (15) a seleção das 15 finalistas ao título de Deusa do Ébano 2025, na Senzala do Barro Preto, localizada no bairro do Curuzu. Atualmente, o cargo é ocupado com destaque pela empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento.
Sendo um dos concursos mais aclamados da Bahia, o cargo de Deusa do Ébano será disputado por cerca 180 mulheres de diversos lugares do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Barreiras e Feira de Santana. A grande vencedora será revelada no dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza Negra. A Rainha eleita de 2025 será a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país.
Além de ocupar uma posição de destaque na luta por igualdade racial e tornar-se ícone do empoderamento da mulher negra e da sua atuação transformadora na sociedade, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra, sendo o concurso uma das ações afirmativas mais importantes do Ilê Aiyê.
A vencedora da 44ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa.
Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está muito bem representado pela empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento.