O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e protagonizado pela atriz ganhadora do Globo de Ouro, Fernanda Torres, foi indicado ao BAFTA na manhã desta quarta-feira (15).
A produção brasileira, que já fazia parte da lista de pré-indicações, teve sua nomeação confirmada em uma transmissão ao vivo da organização da premiação, e concorre contra “Tudo Que Imaginamos Como Luz”, “Kneecap“, “A Semente do Fruto Sagrado” e “Emilia Pérez“, o grande favorito.
Equivalente ao Oscar britânico, o BAFTA é realizado anualmente e reúne os votos da Academia Britânica de Cinema e Televisão. A expectativa pela nomeação era grande, após Ainda Estou Aqui ter sido selecionado entre os 10 finalistas – de um total de 40 filmes – na lista divulgada no início de janeiro. Agora, os membros da Academia irão votar em seus favoritos até o dia 11 de fevereiro, e a cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em Londres, no dia 16 de fevereiro.
Ainda que seja uma premiação conduzida por um júri britânico, o BAFTA é considerado um importante termômetro para o Oscar. A lista final dos indicados à maior premiação do cinema mundial será revelada em 23 de janeiro – após o anúncio ser adiado duas vezes devido aos incêndios em Los Angeles.
Ainda Estou Aqui tem brilhado e está cotado para outras premiações. No próximo dia 26, o Critics Choice Awards anunciará seus vencedores, e o longa concorre na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira.
No início de janeiro, Fernanda Torres foi premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz (Drama) pela sua interpretação de Eunice Paiva. No último domingo, Ainda Estou Aqui também foi reconhecido com o prêmio do júri de Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.