A partir desta terça-feira (14), os famosos filtros criados por terceiros no Instagram e Facebook deixam de funcionar. A Meta anunciou que, agora, apenas os efeitos desenvolvidos pela própria empresa estarão disponíveis nas plataformas.
A mudança, prevista desde agosto do ano passado, acompanha o encerramento da plataforma Spark, usada por criadores e marcas para produzir filtros e aplicativos de realidade aumentada. Entre os efeitos desativados estão os de maquiagem digital, filtros que afinam o rosto, cílios, desenhos e até os interativos com joguinhos.
De acordo com a Meta, a decisão visa focar em novas funcionalidades que “atendam melhor às necessidades futuras dos consumidores e clientes corporativos”, embora a empresa não tenha revelado quais ferramentas estão em desenvolvimento.
A era dos filtros de embelezamento começou em 2017, quando o Instagram lançou a funcionalidade. Desde então, mais de 600 mil criadores de 190 países desenvolveram efeitos para a plataforma, incluindo celebridades como Yasmin Brunet, Anitta e Carlinhos Maia. Yasmin, por exemplo, criou mais de 30 máscaras de efeito para seus seguidores.
Apesar da mudança, quem gosta de usar filtros para selfies ou stories ainda terá à disposição os efeitos desenvolvidos pela própria Meta para o Instagram, Facebook e Messenger.