Há uma semana, Virginia Fonseca, de 25 anos, tem compartilhado nas redes sociais como está sendo sua recuperação depois de passar por cirurgias de hérnia umbilical e mastopexia, entre outras intervenções estéticas. Curtindo dias de descanso com a família e os amigos em Mangaratiba, na região da Costa Verde do Rio, a influenciadora tem mostrado, especialmente, como está ficando sua barriga após o procedimento para corrigir a hérnia. “Estava com saudade de ver minha barriguinha”, contou a esposa do cantor Zé Felipe, de 26, ao mostrar o resultado da cirurgia pela primeira vez.
Antes de ser operada, no último dia 6 de janeiro, a mãe de Maria Alice, de 3 anos, Maria Flor, de 2, e José Leonardo, de 4 meses, explicou por que a hérnia a desagradava tanto. “Tenho hérnia, só que com as gestações ela saiu, depois da Maria Flor. Depois da Maria Alice, voltei a usar piercing e, depois da Maria Flor, ficava torto e me incomodava bastante”, contou, na ocasião.
Especialista explica
Quando a cirurgia é indicada?
A hérnia umbilical pode surgir por diversos motivos, como gravidez, ganho de peso e esforço físico excessivo, entre outros motivos. A cirurgia é indicada quando o paciente apresenta sintomas como dor, aumento da protuberância na região do umbigo ou quando há risco de complicações, como o encarceramento da hérnia, que pode comprometer o fluxo sanguíneo no local. Também pode ser realizada em pacientes que buscam melhorar a estética abdominal da região umbilical, especialmente após gestações ou maiores oscilações de peso.
Como foi feita a cirurgia da Virginia?
No caso da Virginia, realizamos uma cirurgia minimamente invasiva, com uma abordagem técnica inovadora desenvolvida por nós que proporciona mais precisão e resultados superiores. A cirurgia foi realizada através de pequenas incisões, que permitem extrema precisão. Esse método permite uma visualização detalhada da área operada e um manuseio mais delicado dos tecidos, o que reduz o risco de complicações e garante um pós-operatório mais tranquilo.
Quanto custa a cirurgia robótica para o tratamento de hérnias?
O valor da cirurgia robótica para correção de hérnias pode variar de acordo com a experiência e a competência do profissional envolvido, da complexidade do caso, do hospital onde será realizada a cirurgia e da necessidade de procedimentos complementares. De modo geral, o investimento é maior do que o da cirurgia convencional, mas o retorno em termos de segurança, precisão e recuperação é inquestionável quando feita por um cirurgião experiente. Além disso, cada vez mais pacientes estão buscando esse tipo de abordagem por reconhecerem os benefícios a longo prazo, com uma recuperação mais rápida, menos dor, e melhor resultado estético. Recomendo que os pacientes passem por uma avaliação personalizada para entender melhor as suas necessidades e possibilidades.
Como é o pós-operatório?
O pós-operatório de uma herniorrafia robótica é, sem dúvidas, mais favorável do que o de cirurgias convencionais. A dor é menor, o que reduz a necessidade de medicações. Além disso, o paciente possui uma recuperação bem mais funcional, independente, sem necessidades de restrições posicionais. O tempo de recuperação é mais curto, permitindo que o paciente retome suas atividades habituais em poucos dias. Recomendamos evitar esforços físicos intensos nas primeiras semanas e seguir as nossas orientações para garantir uma cicatrização adequada e duradoura.
conversou com exclusividade com André Morrell, cirurgião especialista e referência em cirurgia robótica no país e responsável pela herniorrafia da influencer, que explicou tudo sobre o procedimento. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o médico é o criador da técnica Morrell’s bottom up flap techniquecom apenas três incisões na linha do biquíni.
“A herniorrafia robótica é uma revolução na cirurgia de hérnia e diástase abdominal. Ela oferece não só segurança e precisão, mas também melhora a qualidade de vida e a autoestima das pacientes. Assim como inúmeras pacientes, além de resolver um problema de saúde, podemos entregar um resultado estético que certamente contribuirá para sua confiança e bem-estar. Esse tipo de abordagem é ideal para quem deseja segurança e um cuidado diferenciado, priorizando saúde”, explica o médico.
Leia a entrevista completa, abaixo:
O que é a herniorrafia?
A herniorrafia é uma cirurgia realizada para corrigir uma hérnia, que ocorre quando parte de um órgão ou tecido interno se projeta através de um orifício na parede abdominal. No caso da hérnia umbilical, essa projeção acontece na região do umbigo e a cirurgia tem como objetivo realizar o fechamento dessa fraqueza, tornando a parede abdominal íntegra. Não podemos esquecer que a hérnia é uma afecção bastante comum na população e merece a atenção dos profissionais para que se trate e evite complicações futuras. Atualmente contamos com técnicas modernas que garantem mais segurança, precisão e uma recuperação mais rápida para as pacientes.
Quais são os maiores riscos e complicações?
Embora seja uma cirurgia segura, a herniorrafia, como qualquer procedimento cirúrgico, apresenta riscos. Entre as complicações possíveis estão infecções, hematomas e a recorrência da hérnia. No entanto, quando feita por bons profissionais e utilizando-se a técnica robótica, esses riscos são significativamente reduzidos.