O espetáculo baiano “A Ópera dos Terreiros“, filmado durante a ocupação artística “Salvador em Ópera”, no Espaço Cultural da Barroquinha, estreia nesta terça-feira (26), a partir das 21h (horário de Paris), na TV aberta France Télévisions. A produção tem música de Aldo Brizzi e libreto de Aldo Brizzi e Jorge Portugal e ganhou o nome de ‘Les Cercles Sacrés‘ (Os Círculos Sagrados).
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
A montagem foi selecionada para o marco da Olympiades Culturais, ligadas aos Jogos Olímpicos de Paris, e será exibida no canal cultural aberto de maior sucesso da Europa. Logo em seguida, também será exibida no canal francês a ópera ‘Amor Azul’, de Gilberto Gil e Aldo Brizzi, gravada na França em 2023.
Romeu e Julieta negros – A “Ópera dos Terreiros” é uma produção do Núcleo de Ópera da Bahia e conta uma história de amor entre um negro banto e uma negra nagô – Um Romeu e Julieta na história dos negros que vieram escravizados para a conturbada construção do Brasil – um amor proibido, devido às diferenças de crenças e costumes entre essas duas nações africanas.
A música passeia pelos sons da afro descendência, misturando canto lírico, percussão afro-brasileira e eletrônica. Uma mescla da cultura da música erudita com a cultura afro-brasileira, como uma nova forma de ópera lírica e popular, uma concepção não tradicional dentro do universo operístico.