Uma ação de fiscalização ambiental interrompeu uma ocorrência de pesca ilegal com uso de explosivos na Baía de Todos-os-Santos nesta terça-feira (15). A operação foi realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, da Polícia Militar da Bahia.
Durante o patrulhamento náutico na região de Jaguaripe, as equipes apreenderam três explosivos em gel e uma canoa que, segundo as informações levantadas durante a abordagem, seriam utilizados na prática de pesca predatória.
A ocorrência foi registrada durante a Operação Carapeba, que tem como objetivo combater a pesca ilegal com utilização de explosivos e proteger os ecossistemas aquáticos da região.
Ocupantes abandonaram embarcação
As equipes realizavam o patrulhamento nas proximidades do rio Mucujo quando identificaram uma embarcação com dois ocupantes.
Ao perceberem a aproximação dos agentes, os homens deixaram o local em direção a uma área de manguezal e abandonaram a canoa. Durante a inspeção da embarcação, os fiscais encontraram os três explosivos em gel, que foram apreendidos e retirados de circulação.
Por se tratar de um material que exige procedimentos específicos de segurança, os artefatos serão encaminhados ao Batalhão de Operações Policiais Especiais, responsável pelas medidas relacionadas ao material apreendido.
Pesca com explosivos é crime ambiental
A utilização de explosivos para pesca é considerada crime ambiental no Brasil. O artigo 35 da Lei Federal nº 9.605/1998 proíbe a pesca com explosivos ou substâncias que, em contato com a água, produzam efeito semelhante, entre outros métodos proibidos pelas autoridades competentes.
A prática pode resultar em pena de reclusão de um a cinco anos, além das demais sanções previstas na legislação.
Além de ser ilegal, a pesca com explosivos provoca impactos sobre os ambientes aquáticos e pode atingir diferentes espécies da fauna marinha. A explosão causa danos à vida aquática e aos ecossistemas, tornando a fiscalização uma importante ferramenta de proteção ambiental.
A apreensão faz parte das ações integradas realizadas na Baía de Todos-os-Santos para combater a pesca predatória, coibir atividades ilegais e preservar os ecossistemas aquáticos da Bahia.