A Gol vai colocar pela primeira vez um avião de corredor duplo em operação dentro do Brasil. A companhia confirmou que utilizará temporariamente um Airbus A330-900neo em voos domésticos como parte do processo de certificação do modelo e treinamento das equipes. A aeronave deverá chegar ao país nos próximos dias e, posteriormente, será transferida para a Avianca.
O avião integra o acordo firmado pelo Grupo Abra, controlador de Gol, Avianca e Wamos Air, para incorporar sete A330neo. Duas aeronaves serão destinadas à Avianca, enquanto até cinco ficarão com a Gol para a futura operação de longa distância da companhia para os Estados Unidos e a Europa. O contrato foi anunciado pelo grupo em outubro do ano passado e, na época, o então CEO da Gol, Celso Ferrer, já havia afirmado que a empresa pretendia utilizar o modelo em território brasileiro.
Francisco Raddatz, vice-presidente de compras estratégicas e de frota do Grupo Abra, explicou ao blog Todos a Bordo, do UOL, que o primeiro A330neo recebido pela holding será utilizado pela Gol durante a certificação da operação. A realização de voos domésticos faz parte da preparação das tripulações para o novo avião antes do início das rotas internacionais. “Esse é o primeiro avião e é o avião que vai iniciar o processo de certificação da operação de voos de longo percurso do A330neo na Gol”, afirmou Raddatz. “A chegada do primeiro avião no Brasil para certificação é o início destes voos domésticos que permitem habilitar o treinamento das tripulações. Isso é muito relevante para já começar a iniciar a operação na Europa e nos Estados Unidos com aviões próprios da Gol”.
A aeronave deve permanecer com a Gol até janeiro de 2027. Nesse período, a programação inicial prevê voos partindo do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Salvador e Belém. Manaus também poderá receber o A330neo posteriormente. A Gol ainda não informou as datas das operações, os números dos voos ou quando os bilhetes serão colocados à venda.
O interior do avião que será utilizado no Brasil também será diferente da configuração prevista para os A330neo que ficarão definitivamente com a Gol. A cabine foi preparada para as operações da Avianca nas Américas e possui 12 assentos executivos, que nos voos domésticos serão vendidos como classe Comfort. A classe Insignia estará disponível apenas nas cinco aeronaves que serão entregues à Gol posteriormente.
A previsão é que os cinco novos A330neo destinados à Gol sejam recebidos ao longo de 2027. Em março deste ano, a companhia anunciou que pretende utilizar os aviões em voos do Rio de Janeiro para Nova York, nos Estados Unidos, Lisboa, em Portugal, e Paris, na França.