A 17ª Mostra Cinema Conquista começa neste domingo (6), em Vitória da Conquista, e vai se estender até a sexta-feira seguinte (11). Com entrada gratuita, o evento segue até a próxima sexta-feira (11) reunindo filmes brasileiros, oficinas, mesas temáticas e conferências. A edição deste ano traz uma novidade: pela primeira vez, a mostra terá uma competição oficial. Os filmes selecionados serão avaliados por um júri e também pelo público, que poderá votar nos destaques da programação.
A abertura acontece a partir das 19h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A programação começa com uma solenidade e um recital sinfônico preparado especialmente para o evento, com participação das slammers Lívia Ellen e SoulBrisa e do maestro João Omar. Na sequência, será exibida a primeira sessão competitiva, com os curtas “Corre um Rio em Mim”, de Patrícia Moreira, e “Já Não Temos Nem Vontade de Brigar”, de Brunno Bimbati, além do longa “Querido Mundo”, de Miguel Falabella e Hsu Chien. O filme é uma adaptação da peça homônima dos anos 1990 e rendeu a Malu Galli o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado.
Entre os destaques da mostra não competitiva estão “Apocalipse Segundo Baby”, de Rafael Saar; “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente; e “A Vida Secreta de Meus Três Homens”, de Letícia Simões. A programação também valoriza produções baianas, com “As Travessias de Letieres Leite”, de Íris de Oliveira e Day Sena, e “Anti-Heróis do UdigruDi Baiano”, de Henrique Dantas.
O encerramento será marcado por “Nosso Segredo”, primeiro longa-metragem de Grace Passô, vencedor do Festival de Gramado e exibido internacionalmente na Berlinale. Em cartaz nos cinemas brasileiros, o filme está entre os 15 títulos selecionados pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2027.