Coleta de lixo deve ser normalizada em Salvador até este sábado, diz Limpurb

Coleta de lixo deve ser normalizada em Salvador até este sábado, diz Limpurb

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Jefferson Peixoto / Secom PMS

Publicado em 26/06/2026 às 15:58 / Leia em 2 minutos

A coleta de lixo em Salvador deve ser totalmente normalizada até o fim deste sábado (27), segundo informou a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A previsão ocorre após a paralisação nacional dos agentes de limpeza, realizada no início da semana, que impactou o recolhimento de resíduos na capital baiana.

De acordo com o gerente de operações da Limpurb, Marco Bandeira, a empresa colocou em prática um plano de contingência para restabelecer o serviço de forma gradual, priorizando áreas consideradas essenciais.

A primeira etapa contemplou hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), maternidades e centros médicos. Em seguida, as equipes concentraram os trabalhos em feiras, mercados e locais de grande circulação de pessoas. Agora, a operação está voltada para os bairros da cidade.

Além da coleta, a Limpurb intensificou a lavagem dos pontos onde houve maior acúmulo de lixo. Segundo Bandeira, as equipes estão trabalhando 24 horas por dia, com todos os equipamentos em operação, para acelerar a normalização do serviço.

A paralisação dos garis e margaridas ocorreu na segunda-feira (22) e na terça-feira (23), período em que Salvador registrou aumento na produção de resíduos em razão das festas de São João e da Copa do Mundo.

A empresa também orienta a população a colaborar com o processo, realizando o descarte correto dos resíduos. Ensacar o lixo adequadamente, segundo a Limpurb, facilita o trabalho das equipes e contribui para evitar a proliferação de insetos e roedores.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia