O projeto Samba de Brotas vai promover edições especiais durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 em Salvador. Os encontros acontecerão no espaço Clean Box, localizado na Avenida Santiago de Compostela, nº 219, reunindo transmissão das partidas, apresentações de grupos de samba e ações solidárias. A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.
A primeira edição está marcada para esta sexta-feira (19), durante o confronto entre Brasil e Haiti. A programação começa às 17h, com abertura da casa. Em seguida, o cantor Nei D’Resenha se apresenta das 19h30 às 21h30. Após a transmissão da partida da Seleção Brasileira, o público poderá curtir o show do grupo Samba Top, com participação especial da Confraria dos Artistas.
Já no dia 24 de junho, quando o Brasil enfrenta a Escócia, a programação contará com show de Renan Pinheiro antes do jogo. Depois da partida, a festa continua com a Resenha da Laje, que receberá como convidado o Pagodin do Robbson.
De acordo com a organização, outras duas edições serão realizadas ao longo da Copa do Mundo. As datas e atrações dependerão da campanha da Seleção Brasileira no torneio. Caso o Brasil avance para as fases decisivas, os encontros acompanharão os próximos jogos; caso contrário, novas datas serão anunciadas posteriormente.
Criado com o objetivo de fortalecer a tradição do samba em Brotas e valorizar os artistas locais, o projeto se inspira no samba de roda, manifestação cultural reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A iniciativa reúne músicos, partideiros e sambistas da capital baiana em um ambiente de celebração, troca de experiências e incentivo à formação de novos talentos.
Além da programação cultural, o Samba de Brotas também desenvolve uma importante ação social. Em todas as edições, os alimentos arrecadados serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social da região.