Selecionado por Whoopi Goldberg, curta baiano ‘Como Nasce um Rio’ estreia em festival em Nova York

Selecionado por Whoopi Goldberg, curta baiano ‘Como Nasce um Rio’ estreia em festival em Nova York

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 11/06/2025 às 11:35 / Leia em 2 minutos

Dirigido e roteirizado por Luma Flôres, com produção executiva de Flávia Santana (da Mulungu Realizações Culturais, à direita na foto), o curta-metragem “Como Nasce um Rio” fez sua estreia internacional no 24º Tribeca Film Festival, em Nova York. O filme é o único curta brasileiro de animação a integrar a mostra, que tem curadoria da premiada atriz Whoopi Goldberg.

Coprodução da baiana Mulungu Realizações Culturais com a Anomura Filmes, o curta, que foi exibido no último dia 7 e ainda tem exibições previstas nos dias 14 e 15 próximos, apresenta uma delicada narrativa sobre o amor entre duas mulheres, acompanhando o processo de autodescoberta e aceitação de Ayla, sua protagonista. A animação propõe um olhar poético sobre os afetos e desejos femininos, com forte identidade estética e sensível abordagem temática.

Após sua estreia em Nova York, “Como Nasce um Rio” segue circulando por importantes festivais: em julho, integra a programação do 14º Rio LGBTQIA+ International Film Festival, no Rio de Janeiro, e do 15º Supertoon International Animation and Comics Festival, em Šibenik, na Croácia.

Em 2024, o filme já teve passagens marcantes por diversos eventos internacionais, como o 20º Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador (onde venceu os prêmios de Melhor Curta Nacional pelos júris oficial e associativo), além do 24º Anifilm (República Tcheca), 25º Melbourne International Animation Festival (Austrália) e 14º Chilemonos Festival Internacional de Animação (Chile).

A Mulungu Realizações Culturais é uma produtora baiana comprometida com narrativas autorais, diversas e conduzidas por mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+. Em seu portfólio estão coproduções como os longas “Receba!”, “Menarca” e “Cais”, além do documentário “Mulheres Negras em Rotas de Liberdade”, com Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, Luedji Luna, entre outras.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia