Eleito 267º pontífice da história da Igreja Católica, o norte-americano Robert Francis Prevost, agora Leão XIV, teve seus primeiros compromissos oficiais divulgados pelo Vaticano, nesta quinta-feira (8).
A estreia pública ocorreu na janela central da Basílica de São Pedro, onde o novo papa acenou aos fiéis e discursou em italiano, com breves palavras em espanhol.
Nesta sexta-feira (9), às 11h (6h no horário de Brasília), ele celebra uma missa com cardeais na Capela Sistina, com transmissão pelos canais oficiais do Vaticano.
No domingo (11), às 12h (7h no Brasil), Leão XIV fará a tradicional oração Regina Coeli da sacada da basílica. Já na segunda-feira (12), às 10h (5h no Brasil), ele receberá jornalistas credenciados na Aula Paulo VI.
Quem é Robert Francis Prevost
Nascido em Chicago, Illinois, em 14 de setembro de 1955, Prevost tem 69 anos e é o primeiro papa dos Estados Unidos. Filho de Louis Marius Prevost, de origem franco-italiana, e Mildred Martínez, com raízes espanholas, ele ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977.
Estudou teologia em Chicago e foi ordenado sacerdote em 1982, após concluir estudos em direito canônico em Roma. Em 2014, assumiu a administração da diocese de Chiclayo, no Peru, e foi nomeado cardeal por Francisco em setembro de 2023.