Série documental que homenageia trajetória de Gloria Maria estreia na TV Globo

Série documental que homenageia trajetória de Gloria Maria estreia na TV Globo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 28/04/2025 às 12:58 / Leia em 3 minutos

A série documental focada na vida e carreira da jornalista Gloria Maria estreou o primeiro episódio na noite deste domingo (27), depois da exibição do Fantástico.

Intitulada “Gloria”, a produção, dirigida por Paulo Sampaio, é contada em quatro episódios e explora a carreira e a vida da repórter que revolucionou o jornalismo brasileiro, apresentando imagens raras, vídeos de arquivo e depoimentos de amigos e colegas, como Pedro Bial, Leilane Neubarth, Mano Brown, Emicida, Maria Bethânia e Roberto Carlos.

Na série, Gloria Maria é retratada como uma mulher corajosa e inquieta, marcada por uma carreira repleta de coberturas históricas e reportagens impactantes, como sua visita à Nigéria e o enfrentamento do racismo, que a levou a denunciar publicamente, em 1980, um episódio de discriminação em um hotel.

‘Negra aqui não pode entrar’: o dia em que Gloria Maria foi impedida de visitar amigo em Copacabana Crédito: Reprodução

Carioca, nascida em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, Gloria Maria conta que frequentou escola pública, não tinha livros em casa e aprendeu a contar histórias com a matriarca da família, replicando o estilo direto e ancestral em suas reportagens.

“A série é um mergulho na história de Gloria Maria, resgata a sua ancestralidade, revisita lugares importantíssimos como a casa onde ela chegou ao mundo, a árvore de jenipapo da casa da sua avó que permanece viva e enraizada com muitos frutos. Revisita os 52 anos de carreira da Gloria Maria na televisão e fala de pioneirismo, de talento, de amor, de despedidas, de fé, de espiritualidade. Essa série é um retrato fiel do que é ser uma mulher e do que uma mulher negra é capaz, de onde ela pode chegar, e mostra que ela não vai sozinha e ainda deixa um grande legado”, afirma a diretora da série Danielle França, em comunicado enviado à imprensa.

Registros raros de coberturas da profissional serão mostrados, como os bloquinhos em que a jornalista documentava todas as experiências que vivia.

“Gloria” também mostra bastidores das entrevistas com grandes celebridades, como Michael Jackson e Madonna.

Filhas de Gloria Maria

Há grande enfoque na vida pessoal da jornalista. As filhas, Maria, 17, e Laura, 16, dão depoimentos exclusivos. Elas foram adotadas pela jornalista em 2009, em Salvador, quando tinham seis meses e um ano e meio. As duas meninas são tuteladas pelo economista Paulo Mesquita, amigo de longa data que foi escolhido por Gloria Maria.

“Gloria” terá os outros episódios exibidos também nos próximos domingos, após o Fantástico.

 

 

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia