Túmulo do Papa Francisco é aberto para visitação pública neste domingo (27)

Túmulo do Papa Francisco é aberto para visitação pública neste domingo (27)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Vatican Media / Reprodução

Publicado em 27/04/2025 às 11:48 / Leia em 2 minutos

O túmulo do papa Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril em decorrência de um AVC, seguido de um quadro de insuficiência cardíaca, foi aberto à visitação pública neste domingo (27). O sepultamento de Francisco aconteceu neste sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, presidido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell. O enterro ocorreu após a missa de Exéquias na Basílica de São Pedro. De acordo com o governo italiano, os rituais fúnebres duraram cerca de três horas e foram acompanhados por ao menos 400 mil pessoas e 130 delegações de chefes de Estado 

“Papa Francisco agora repousa no nicho sepulcral na nave lateral, entre a Capela Sforza e a Capela Paulina, onde se encontra o ícone de Maria Salus Popoli Romani. Podemos ter a certeza de que os dois jamais se separarão”, destacou a Santa Sé, em nota. A cerimônia de despedida marca o início dos noves dias de luto na Igreja Católica. Com o fim do período, será iniciado o conclave, que escolherá o novo pontífice.

O túmulo, por escolha do próprio papa, é composto apenas pela inscrição “Franciscus” e uma cruz ao centro e foi construído com uma pedra extraída da região da Ligúria, na Itália, onde nasceu o bisavô do pontífice. “A tumba foi feita em mármore de origem ligure com a única inscrição ‘FRANCISCUS’ e a reprodução de sua cruz peitoral. A tumba foi preparada no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior. A tumba está situada perto do Altar de São Francisco“, diz o comunicado divulgado pelo Vaticano à imprensa.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia