Carlinhos Brown celebra cultura brasileira em palestra de Harvard: ‘Ritmo é ordem social’

Carlinhos Brown celebra cultura brasileira em palestra de Harvard: ‘Ritmo é ordem social’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Reprodução / Instagram

Publicado em 15/04/2025 às 13:47 / Leia em 2 minutos

Um dos destaques da Brazil Conference 2025, evento realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Carlinhos Brown celebrou mais uma participação em um encontro voltado à discussão de temas sociais, políticos e culturais que envolvem o Brasil no cenário global.

Na ocasião, o artista baiano participou como palestrante e mediador em alguns painéis e aproveitou a oportunidade para compartilhar sua trajetória artística, marcada pela transformação social por meio da arte, especialmente no bairro do Candeal, em Salvador.

“Missão cumprida! Muito feliz por ter sido mediador e palestrante nessa troca tão especial, no Brazil Conference 2025. Obrigado pela confiança e pela escuta generosa. Falo com o desejo de que essas aproximações sociais nos conduzam a novos encontros e transformações”, escreveu Brown em sua rede social.

Durante uma de suas falas, o artista refletiu sobre o papel da música e da comunicação popular como formas de organização social no Brasil. “No Brasil, você entra numa comunidade que tem mil estilos. E hoje, escolas importantes, como a Berklee e outras, se interessam muito por essas cadências, por essas novas formatações”, disse.

Brown ainda destacou a importância do ritmo como uma linguagem que vai além da festa: “Quando a gente fala de ritmo, as pessoas pensam que a gente está falando de festa. Nós estamos falando em ordem social. Ritmo é ordem social. Desde como você possa caminhar por uma plateia até como você caminha na rua. Ele está muito associado a um consumo invisível de comportamento. Então, é aí que o Brasil entra”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia