Quarta edição do festival de chocolate Bahia Origem Week é realizada em Salvador

Quarta edição do festival de chocolate Bahia Origem Week é realizada em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Victor Rattes

Publicado em 07/04/2025 às 11:31 / Leia em 3 minutos

A 4ª edição da feira de negócios Bahia Origem Week (BOW) foi realizada entre os dias 3 e 6 de abril, no Centro de Convenções de Salvador. Esse ano, segundo a organização, o evento reuniu 30 mil visitantes, mais de 250 expositores e gerou R$ 15 milhões em negócios.

“Grau de satisfação acima dos 95%, as pessoas saíram daqui felizes, os expositores também. Houve um fluxo muito bom de compras e negócios, e conseguimos juntos com o Governo do Estado promover a indústria, a agroindústria, pequenos produtores e principalmente a agricultura familiar. Já estamos planejando a edição de 2026″, afirmou o fundador da feira, Marco Lessa.

Escultura de chocolate de dois metros e Chocolat Festival

A programação da 41ª edição do Chocolat Festival, que integrou o BOW, trouxe o espaço “Atelier”, que neste ano inovou ao apresentar uma escultura em tamanho real. A Chef Taty Benazzi e a sua turma de alunas esculpiram uma imagem de um capoeirista feita 100% de chocolate. Com 2 metros de altura e mais 250 kg, a obra será doada para a União dos Grupos de Capoeira Bahia, associação que luta pela inclusão do esporte em iniciativas sociais, esportivas e educacionais.

Na Cozinha Show, chefs conceituados levaram o chocolate como protagonistas de suas receitas, como a argentina Mariana Corbetta e o belga Laurent Rezette, que prepararam ovos de páscoa e bombons. A programação do Chocolat Festival teve um gostinho especial também para os pequenos, com a chef Tia Pri comandando a Cozinha Kids e ensinando aos “mini chefs” receitas deliciosas com chocolate.

Gastronomia e valorização da cultura afro-brasileira

A 4ª edição do Bahia Origem Week foi marcada também pela celebração da culinária e cultura ancestral. Além dos estandes de moda e artesanato afro, os chefs de cozinha se inspiraram no tema e levaram as suas raízes para os pratos. Na Cozinha Show, os chefs Ana Célia e Jônatas Bomfim, por exemplo, reproduziram pratos típicos da culinária de resistência.

Em meio à Feira de Origem e Negócios, o Centro de Convenções se tornou ainda uma passarela de moda. Jovens do projeto Periferia do Futuro desfilaram o estilo, beleza e poder da negritude.

Expo Pesca Nordeste

Ainda dentro da programação do Bahia Origem Week, aconteceu a 3ª edição da Expo Pesca e Aquicultura, evento que difunde a cultura da pesca no Nordeste e reúne pescadores, comunidades, empresas e entusiastas, conectando produtores e empreendedores do setor. Neste ano, o evento ganhou um espaço maior e contou com exibições de aquários e tanques com peixes, camarões, ostras e outros pescados.

Realização

A 4ª do Bahia Origem Week foi uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. Além do apoio da Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.

Sobre o Bahia Origem Week

O Bahia Origem Week é uma feira de negócios voltada para fortalecer o setor produtivo local, impulsionando a comercialização de produtos regionais e sustentáveis. O evento contribui para o crescimento econômico e social do estado, destacando a riqueza gastronômica e cultural de cada região.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia