A Praça Municipal de Salvador foi palco da abertura do Festival Viva Salvador 2025 nesta sexta-feira (28). Turistas e moradores marcaram presença para celebrar o início da programação especial promovida pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), que homenageia o aniversário de 476 anos da capital baiana, celebrado neste sábado (29).
Além de contemplar o pôr do sol em um dos cenários mais conhecidos da cidade, o público curtiu apresentações musicais que embalaram a noite com um repertório dedicado a grandes nomes da música brasileira.
Primeiro, subiu ao palco Will Carvalho, com uma emocionante homenagem a Elis Regina. Em seguida, Márcia Short se apresentou ao lado de Cátia Guimma, Elaine Fernandes e Ellen Wilson no show Ary Barroso na Voz Delas, celebrando o legado do compositor sob diferentes timbres femininos.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, comentou sobre a diversidade da programação do Festival Viva Salvador 2025. Segundo ele, a abertura contou com shows de artistas mulheres, reforçando o protagonismo feminino na cena musical soteropolitana.
Ele reforçou ainda que o festival segue até domingo, com atividades culturais, shows e eventos esportivos em diferentes pontos da cidade. “É uma programação bem diversificada, que combina muito com o que a nossa cidade é: essa diversidade”, afirmou.
Além da música, o Viva Salvador conta com feiras gastronômicas e de artesanato, como a instalada no Campo Grande. O calendário de turismo esportivo também faz parte das comemorações, com eventos como a corrida de rua Salvador 10 Milhas e o evento de maratona aquática OceanMan.
“O mês de março, que antes era associado ao aperto financeiro e à volta às aulas, se transformou em um grande momento da cidade. Um festival que celebra Salvador, movimenta a economia criativa e presenteia a população com cultura, arte e entretenimento”, concluiu.