No próximo domingo (23), a Arquidiocese de Salvador promove mais uma edição da Caminhada Penitencial, reunindo milhares de fiéis em um momento de oração, reflexão e penitência.
A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas participem do evento, que terá como destino a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.
Este ano, a caminhada ganha um significado ainda mais especial ao estar inserida no contexto do Jubileu de Esperança, proclamado pela Igreja. Cada passo será uma manifestação de confiança na misericórdia divina, reforçando a fé e a esperança na caminhada cristã.
Programação antes da caminhada
Antes da peregrinação, os fiéis podem participar de Missas em diferentes igrejas da cidade, precedidas pela recitação do Santo Terço:
- Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio) – Terço às 6h e Missa às 6h30, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
- Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato) – Terço às 6h30 e Missa às 7h, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho.
- Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares) – Terço às 7h e Missa às 7h30, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão.
Durante o trajeto, cinco carros de som conduzidos por padres auxiliarão nas orações, e os fiéis carregarão a tradicional cruz penitencial, de seis metros de altura por três metros de largura.
Solidariedade e partilha
Mais do que um ato de fé, a Caminhada Penitencial também reforça o compromisso com a solidariedade. Os participantes são incentivados a doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a projetos sociais, entre eles:
- Projeto Bom Samaritano – Vinculado à Basílica Santuário Senhor do Bonfim, promove a assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, inspirado na parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 29-37).
- Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – Uma das instituições filantrópicas mais respeitadas do Brasil, fundada por Santa Dulce dos Pobres, oferece atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social.
- Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato) – Atua no apoio às famílias carentes, distribuindo cestas básicas para a comunidade.
- Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Salinas da Margarida) – Desenvolve iniciativas para amparar pessoas em vulnerabilidade social na região.
Além da doação de alimentos, os fiéis também podem contribuir financeiramente para a realização do evento. Durante o percurso, membros do Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s) estarão identificados para receber as contribuições com segurança.