Na próxima sexta-feira (28), o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) inaugura seu novo prédio, o edifício Pietro Maria Bardi, que contará com cinco exposições de diferentes recortes do acervo da instituição.
Algumas pessoas tiveram a oportunidade de conferir um pouco das instalações em 25 de janeiro, quando o museu promoveu atividades para a comemoração do aniversário da cidade de São Paulo.
Com 14 andares, o novo edifício – idealizada pelo METRO Arquitetos Associados – abrange espaços multiuso, restaurante, café, lojas, depósitos, salas de aula, área de acolhimento, bilheteria e muito mais.
Para interligar os dois prédios, uma passagem subterrânea de 40 m² está em construção, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025.
Isaac Julien: Lina Bo Bardi – um maravilhoso emaranhado – 2º andar
A videoinstalação sobre o legado de Lina Bo Bardi conta com as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretando os escritos da arquiteta modernista, com foco na sua experiência com a cultura afro-brasileira na Bahia.
Artes da África – 3º andar
Com mais de 40 obras do acervo do museu, o conjunto reúne estatuetas, objetos cotidianos, tambores, mobiliário e máscaras usadas em celebrações, sendo grande parte delas oriundas do século 20.
Geometrias – 4º andar
Os trabalhos foram feitos por artistas que emergiram durante as vanguardas construtivas, e dialogam com criações contemporâneas que compõem formas geometrizadas.
Renoir – 5º andar
Todas as obras de Pierre-Auguste Renoir pertencentes ao acervo do museu serão apresentadas. Ao todo, são 12 pinturas e uma escultura, em um conjunto que abrange grande parte da carreira do artista.
Histórias do MASP – 6º andar
Mais de sete décadas da trajetória da instituição são revisitadas, promovendo a reflexão sobre a história do local e destacando a consolidação de um museu moderno.
Vão livre
A partir do dia 10 de abril, o vão livre contará com a instalação interativa denominada “O Outro, Eu e os Outros”, do artista colombiano Iván Argote. A obra é composta por duas gangorras que se inclinam de acordo com o deslocamento dos visitantes.