Antes de Iemanjá, Carlinhos Brown reverencia Oxum em Salvador; veja vídeo

Antes de Iemanjá, Carlinhos Brown reverencia Oxum em Salvador; veja vídeo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Alô Alô Bahia

Publicado em 01/02/2025 às 22:19 / Leia em 2 minutos

“É preciso, primeiro, adoçar o coração para depois salgar os pés”. A expressão para caracterizar o Presente às Águas Sórodó não é usada à toa: anualmente, antes que seja celebrado o dia da Rainha do Mar, a Rainha das Águas Doces precisa ser saudada. Neste dia 1º de fevereiro, o presente foi entregue a Oxum, como manda a tradição, no Dique do Tororó, a partir das 17h30, em frente à Arena Fonte Nova.

A previsão era que o cortejo deixe o local da concentração por volta das 19h, sendo puxado pelo Afoxé Filhos de Gandhi, pelo cacique Carlinhos Brown, pela Orquestra de Agogôs e pela banda afrofeminina Yaya Muxima.

2Zvy4s4.md.jpg

Antes de Iemanjá, Carlinhos Brown reverencia Oxum em Salvador

“É preciso frisar que todas as águas doces, em algum momento, vão desaguar nos mares. Por isso, nós usamos a expressão de que é preciso, primeiro, adoçar o coração para depois salgar os pés, numa referência de que primeiro a gente leva os presentes a esta grande divindade, que é Oxum, para depois ir às águas salgadas levar as oferendas a esta outra grande mãe, que é Iemanjá”, explica o presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (Afa), Leonel Monteiro.

Segundo o gestor, a celebração acontece anualmente no Dique do Tororó, pois é um ponto de águas doces próximo a uma quantidade significativa de terreiros de Candomblé.

Por falar em Carlinhos Brown, ele comanda a Enxaguada de Yemanjá, neste domingo(2), às 16h, na Vila Caramuru – Rio Vermelho. O evento terá participações de Margareth Menezes, Luiz Caldas, Daniela Mercury e Banda Mel, além do próprio anfitrião, claro.

Veja vídeo:

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia