Palco de grandes apresentações culturais, a Praça das Artes voltou com força total em 2025, reafirmando seu papel como um dos principais pontos de encontro da diversidade e celebração em Salvador. O espaço localizado no Centro Histórico de Salvador, no Pelourinho, é administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult-BA).
Marcelo Lemos, diretor do Ipac, celebra o sucesso de público nos primeiros eventos de 2025: “A Praça das Artes estava adormecida, mas estamos investindo na sua revitalização para que ela volte a cumprir o papel de enaltecer a arte e a cultura baiana, reforçando ainda mais o valor do nosso patrimônio mundial, o Pelourinho. Dinamizar a Praça das Artes é atrair o público de Salvador e os turistas, promovendo a nossa cultura e mantendo nossas tradições vivas. Ver essa praça cheia de vida é gratificante”.
Logo na semana que iniciou o ano, a Praça das Artes recebeu a primeira Batekoo de 2025, festa que celebra a negritude e a diversidade LGBTQIA+. Na última segunda-feira (6), aconteceu o primeiro ensaio de verão do Cortejo Afro, que reuniu turistas e admiradores fieis da banda na Praça. Na terça (7) foi a vez da tradicional “Terça da Benção”, realizada pela Banda Olodum, que marcou o início das comemorações dos 45 anos do Bloco Olodum.
O evento reuniu turistas nacionais e internacionais, moradores e artistas admiradores do ritmo envolvente do grupo, para vivenciar a mistura única de percussão, dança e resistência que o Olodum representa. “Realizar o ensaio do Olodum na Praça das Artes é um objetivo que estamos tentando há tempos e que agora se tornou realidade”, afirma Marcelo Gentil, Presidente de Relações Institucionais do Olodum.
O “Sampelô”, o “Viva o Samba” e o “Verão Cheiro de Amor”, são opções de eventos gratuitos nos próximos dias. A Praça das Artes segue com uma agenda repleta de apresentações, oficinas e intervenções culturais ao longo da temporada, fortalecendo a conexão entre a população e o Centro Histórico de Salvador.
Confira a programação desta semana:
- Segunda (13), 20h – Ensaios de Verão Cortejo Afro
- Terça (14), 20h – Terça da Benção Olodum
- Quarta (15), 19h – Verão Cheiro de Amor – Gratuito (Sujeito a lotação)
Quinta (16), 19h – Sampelô – Gratuito - Sexta (17), 18h – Viva o Samba, Samba Trator e Convidados – Gratuito (Sujeito a lotação)