A festança pela Independência de Itaparica vai agitar a ilha por cinco dias. A organização anunciou o “reforço” do cantor Pablo e das bandas Jammil, Adão Negro e La Fúria à já recheada grade de atrações musicais. Desta terça-feira (7) ao sábado (11), manifestações culturais, cívicas e religiosas comemoram os 202 anos de insurreição e o heroísmo do povo itaparicano na luta pela expulsão das tropas portuguesas da Baía de Todos-os-Santos. Outras atrações já haviam sido confirmadas antes – como Carlinhos Brown, Maiara & Maraisa e Igor Kannário.
O palco montado no Campo Formoso, no Centro Histórico de Itaparica, começa a funcionar a partir das 22 horas. Quem abre a programação do primeiro dia, terça (7), é o pagodão da La Fúria. Depois, a animação segue por conta das bandas Jammil e Adão Negro. Na segunda noite (8), o romantismo e a sofrença de Pablo dominam o palco. Na sequência, ocorrem as apresentações do cantor Petty e das bandas Atitude 67 e Simples e Natural.
Na quinta (9), é o grupo de arrocha Toque Dez quem inicia “os trabalhos”, seguido do cantor de pagode Igor Kannário. Mais tarde, apresentações do herdeiro de Edson Gomes, Isaque Gomes, e da banda Clara Evidência são esperadas. Na sexta (10), a festa começa sob o comando de Cauanzinho. Em seguida, o cacique Carlinhos Brown eleva mais a energia de Itaparica com todo o seu axé contagiante. A penúltima noite será encerrada pelo forrozeiro pernambucano Henry Freitas, que, por sinal, vai puxar bloco na sexta de Carnaval de Salvador, em 2025.
Para fechar as comemorações, no sábado (11), as bandas Novo Assunto e Di Propósito serão as primeiras a se apresentar. Mas, o show mais esperado da noite será o da dupla sertaneja Maiara & Maraisa. O pagodeiro Petty termina a programação.