Mais de sete mil pessoas participaram nesta quinta-feira (19), do encerramento do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), contou com a final do Festival Conecta Voz e show de Mari Fernandez, destacando produções literárias, artísticas e científicas de estudantes e professores ao longo do ano.
“Esse é um momento muito festivo para nós, mas também é o momento para avaliar o que fizemos durante 2024. Fizemos muita coisa boa. O fruto está aqui neste encontro. Temos uma infinidade de projetos de iniciação científica, de pesquisa e de apresentação dos projetos estruturantes. Temos o maior encontro estudantil do Brasil, e ele acontece aqui na Bahia”, declarou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.
Com o tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade”, neste ano, o Encontro Estudantil contou com uma ampla infraestrutura, além de logística de transporte, alimentação e hospedagem dos cinco mil estudantes e dois mil professores dos 27 Territórios de Identidade.
Para o professor Geovan Ribeiro, do Colégio Estadual de Tempo Integral Castro Alves, localizado na cidade de Adustina, a experiência é transformadora. “Estar aqui acompanhando meus alunos é muito gratificante, porque vemos que nosso trabalho surtiu grandes resultados e que vale a pena insistir na aprendizagem do estudante. Já estive aqui no ano passado com esses mesmos alunos e, hoje, é sempre um privilégio, tanto para mim quanto para eles”, afirmou.
Entre os estudantes, o entusiasmo é evidente. José Arthur Souza Diamantino, 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Canápolis, no Território de Identidade da Bacia do Rio Corrente (NTE 23), apresentou o projeto Ecopet Master Feeder, e compartilhou sua experiência.
“Estamos muito felizes por poder participar e prestigiar essa iniciativa. É uma grande satisfação estar em um evento tão bem estruturado, realizado pelo Governo do Estado, que nos deu a oportunidade de conhecer a Arena Fonte Nova, um espaço tão grandioso. Minha expectativa é que possamos fazer um ótimo trabalho nesses três dias de evento e representar o Colégio Rui Barbosa com ainda mais orgulho”, declarou.